domingo, 2 de março de 2008

Curso: Qualidade dos Sedimentos

Os estudos de sedimentos ainda têm apresentado uma limitada dissiminação de conhecimentos dentro do meio acadêmico brasileiro, e ainda assim, com a maior parte da atenção voltada para os problemas físicos como assoreamento de lagos e rios.
Muitos países apresentam um conhecimento bem consolidado sobre a relação entre os sedimentos e a qualidade do meio aquático. Muitos estudos tem apresentado bons resultados sobre essa interação entre sedimentos, contaminates e ambiente aquático.
Com o intuito de apresentar e facilitar a compreensao da importância dos estudos dos sedimentos para o gerenciamento ambiental, bem como favorecer a formação básica de estudantes e profissionais, que estejam interessados em compreender melhor o complexo conjunto que é formado por um sedimento.
Assim, o curso procura abordar desde como se formam as diferentes matrizes de sedimentos e como isso se refletirá na sua capacidade de armazenar e liberar poluentes, até apresentar abordagens sobre como analisar e compreender os dados resultantes desses estudos.
Mas para se chegar aos resultados finais de estudos sobre a qualidade dos sedimentos, muitos procedimentos devem ser adotados para se evitar que sejam gerados dados falsos ou não-confiáveis. Esses procedimentos têm seu início na delineação do novo projeto, passa pela escolha dos métodos de amostragem dos sedimentos em suspensão e tem um especial enfoque sobre os cuidados necessários para que as amostras não sejam contaminadas.
Esperando portanto que ao final deste curso, possamos ter atingido nosso objetivo que é despertar o interesse sobre os estudos voltados para a sedimentologia.

Organização:
Prof. Dr. Cristiano Poleto

Palestrantes:
Prof. Dr. Cristiano Poleto
Prof. Dr. Edson Campanhola Bortoluzzi
Prof. Dr. Gilberto Rodrigues Gonçalves

Realizado em: Novembro de 2006 - VII Encontro Nacional de Engenharia de Sedimentos